Amor de Dicionário!

AMOR - Do dicionário: sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso; afeição, grande amizade; benevolência; caridade; coisa ou pessoa preciosa.

AMOR-PERFEITO – Do dicionário: planta de jardim da família das Violáceas. Ou seja, não existe.
AMOR-PRÓPRIO – Do dicionário: Sentimento de sua própria dignidade; orgulho, vaidade.
Eu nunca me julguei uma pessoa observadora, longe disso. Na verdade, minhas reações às ações vindouras de surpresa ou não, sempre sofreram enorme delay. Me auto-definir como uma pata, foi fácil. E pata no dicionário significa: nome comum às aves aquáticas palmípedes lamelirrostras e, no popular: idiota, parvo, tolo; mau jogador de jogo de azar.
O que significa o ápice da consciência do meu eu.
Na verdade tenho notado algumas mudanças no meu comportamento, simples fruto de decisões claras que tomei de algum tempo pra cá.
Porém algumas coisas não mudam, como os meus valores, minha ética e minha dedicação a tornar-me melhor, dia após dia. Não é fácil, adianto. Mas vale muito a pena.
Mas voltando ao dicionário e seus significados, a começar pelo amor. Esse sentimento extremista; branco ou preto, gato ou cachorro; campo ou mar... Profunda tristeza ou forte alegria. O amor é assim, na mais perfeita graça da vida ou na mais profunda e dolorosa tristeza. Percebo, e venho observando o comportamento e reação das pessoas quanto a este sentimento. Incrível como o amor abala o cotidiano e o resultado daqueles que já o cruzaram no caminho da vida. Capaz de te fazer ser o melhor em tudo aquilo que toca e faz ou, aterrorizante e destruidor de qualquer beleza diante dos olhos.
Alguma novidade até ai? Não. Porém, bom seria a pratica de sempre se levar em consideração os tropeços do passado quando um novo caminho se abre e ao contrario da maioria, antes de simplesmente seguir, minimamente observar quais os obstáculos e como estes afetariam a mecânica até a chegada ao destino ou pelo menos o que se aproxima disso.
Se tiver um caminho, como diz o dicionário, carinhoso ou digno, grandioso e principalmente precioso é sim preciso muito mais antes. Eu, por exemplo, colocaria a amizade antes, base forte de qualquer relacionamento e, claro o respeito, a lealdade e não menos importante o querer. Sim, não basta ter tudo isso se alguém simplesmente não quer seguir viagem.
Vejo que muitos estão tentando, vejo muitas uniões com lindas celebrações ao amor. Esse desejo não morreu. A maioria absoluta procura pelo amor. Pena que, infelizmente quase a totalidade, busca o amor de cinema ou de novela e isso não existe, como no dicionário não existe significado para amor-perfeito. Talvez por isso, também vejo muitos enlaces se desfazerem comumente por bobagem e orgulho. Por isso, discordo em parte  ao significado de amor-próprio do dicionário. Orgulho e vaidade só contribuem para o fim e o desgaste. Amor-próprio para mim significa ter coragem de colocar na balança e tomar a atitude que obvio vai doer, mas é certamente a melhor.
Nunca desista de amar, mas tenha coragem para saber se vale a pena.
Entenda: não se decida buscar ter o melhor homem, mas sim aquele que te faz ser uma mulher melhor. E qual a diferença? Se acabar, sementes de algo talvez você não tenha deixado por não ser você a escolha certa de alguém. Mas lembre-se: se esse alguém foi a sua escolha certa, certamente hoje você é uma pessoa melhor em tudo aquilo que viu e aprendeu com ele. E isso é a beleza do relacionamento. Porque amor quando é verdadeiro, não acaba.
 

Comentários

Postagens mais visitadas