Tecnologia da Evolução!

Indivíduos da mesma espécie podem ser diferentes. Resultados de mutações hereditárias ou pelas mãos do homem através da ciência. Pois bem, este que é um dos aspectos que Darwin apontou em sua teoria da Evolução não deixa de ser um excelente paralelo ao universo tecnológico e sua linha do tempo. O antes e depois vai além dos enlatados americanos de beleza física. A geração Y se assusta ou gargalha com o passado quando, por exemplo, os nascidos nos anos 70 questionam sobre um novo aplicativo ou jogo, por vezes sem sentido. Orelhão público virou Skype; Linha fixa que era luxo para poucos nos anos 80 hoje foi engolida pelos geniais smartphones; Internet discada hoje é banda larga com velocidade de até 100Mbs e me refiro às residências; os PC´s agora são versáteis e leves e os práticos tablets já nos acompanham no dia a dia, aposentando os antigos cadernos nos Colégios e Universidades. É inegável a saudade dos Ataris quando aprendemos a jogar Angry Birds, além de todo pacote Office necessário para tornar a melhorar praia do Brasil ou do mundo na sua sala de reuniões.
Os celulares hoje famosos pela sua convergência e funcionalidades, notebooks ultrafino com super configurações e agora os desejados tablets tornam o dia a dia corrido dos executivos, profissionais autônomos, estudantes e donas de casa mais fáceis. A tecnologia mudou a forma de pensar e de se comunicar. Indispensável, hoje não vivemos sem ela. Negócios, carreira, na economia e nas finanças, no universo acadêmico e de entretenimento o cotidiano do brasileiro muda e o acesso às informações ao conhecimento torna o quadro de desigualdade cruel do passado, fato esse atribuído a abertura do mercado com incentivo de impostos pelo Governo Brasileiro fruto de uma economia mais estruturada e fronteiras menos engessadas.
Convergência é a palavra do momento. Entendendo melhor a Convergência Tecnológica (CT), seus reflexos nas redes, serviços e terminais. A CT incentiva a Convergência Corporativa que precisa da Convergência Regulatória para controlar as Corporações. Confuso ou não, vivemos isso no dia a dia sem sequer perceber.  A CT é um fenômeno que viabiliza o desenvolvimento e a comercialização em grande escala. E agora, a recente Convergência Digital que reúne em um mesmo ambiente integrando telefonia móvel, televisão, radio e jornal gerando o conceito de comunicação multicanal.
A chamada 5ª tela conquista espaço em setores além dos habituas tecnológicos como varejo, segmento até então que pouco explorou a tecnologia como ferramenta útil para o aumento do faturamento, torna o que antes era fixo e estático em informação viva. O cardápio oferecido em restaurantes e fast foods vira cardápio digital; carta de vinho vira Wine Is; balcão de atendimento vira mesa touch de autoatendimento e as ofertas tornam-se personalizadas o que agrega qualidade e satisfação com garantia de resultado.
Quem não gosta de evoluir, aprender, melhorar? Mas será que essa falta de privacidade consequência de tanta tecnologia não esta tornando o ser humano robótico e insensível?

Comentários

Postagens mais visitadas